domingo, 16 de março de 2008

how to disappear


É sabido por todos que interpretar poesia,musica ou qualquer outra forma de arte é algo subjetivo.Cada pessoa tem sua experiencia,sua forma de ver e sentir o mundo e a suposta realidade em que vivemos.Não ha verdade absoluta,apenas ideias que ainda não foram refutadas.Quero falar de "How to disappear completely".Pra mim trata-se de mais uma letra sobre morte,embora aqui seja uma recusa(de alguem subvertido pelo materialismo inveterado)e não sobre a liberdade suposta que lhe atribuem.Vejamos:

That there /That's not me /I go Where I please /I walk through walls /I float down the Liffey
I'm not here /This isn't happening/ I'm not here /I'm not here
Aquele ali,aquele não sou eu.
Eu vou onde me agradar/Eu atravesso paredes/Eu flutuo abaixo do Liffey/Eu não estou aqui/Isso não está acontecendo/Eu não estou aqui
(*Liffey é um rio irlandes que nasce perto de Kippure, uma montanha no condado de Wicklow, e percorre cerca de 125 km pelos condados de Wicklow, Kildare e Dublin antes de desaguar no Mar da Irlanda.)
Mostra-me aqui uma pessoa egocentrica que refuta a ideia de estar vivenciando sua experiência de morte,por se achar superior a ela,ou a tudo que se refere as coisas mundanas.Alguem que se põe sempre acima das pessoas e dos percalços sejam eles quais forem.Afinal de contas,"eu atravesso paredes,vou aonde quero",etc...ou seja,tudo depende da minha existencia,não posso estar morrendo.Recuso admitir o tenue fio que sustenta minha vida.

In a little while /I'll be gone /The moment's already passed/ Yeah it's gone /And I'm not here This isn't happening/I'm not here
Num momento/Eu terei partido/O momento já passou/Sim, já passou/E eu não estou aqui
Isso não está acontecendo.....
Apenas um pesadelo,não pode estar acontecendo.Ja vai passar,um momento e estarei acordado,livre desse sonho insano.Muitas vezes nos recusamos a acreditar em coisas que sentimos,vivemos,observamos.Principalmente quando é algo ruim.Vã tentativa de afastar com nossas mãos tremulas de insegurança tudo aquilo que não nos agrada.

Strobe lights and blown speakers /Fireworks and hurricanes /I'm not here /
This isn't happening /I'm not here
Luzes de estroboscópios e auto-falantes soprados/Fogos de artifício e furacões/Eu não estou aqui/Isso não está acontecendo/Eu não estou aqui(*estroboscopio : Sistema indicador por meio do qual um objeto em rotação pode ser mostrado aparentemente estacionário, iluminando-o com uma luz em uma certa freqüência.)
Você começa ter visões alucinadas no seu estagio final.E continua a mentir pra si mesmo : "isso não esta acontecendo".
Essa letra,como todas outras,podem(e graças a Deus devem)ter sua variadas interpretações.Essa foi uma que imaginei,num momento de semi lucidez(ou sera semi embriaguez?).Aquele estagio entre o estar dormindo e quase acordado.Deu nisso.

Nenhum comentário: