sábado, 15 de março de 2008

Cum grano salis...


Analiso um pensamento que tenho sobre essa letra do Radiohead.


House of cards


I don't wanna be your friend

I just wanna be your lover

No matter how it ends

No matter how it starts

Care about your house of cards

And I'll deal mine


Nenhuma necessidade de um sentimento cumplice de amigos.Apenas o desejo carnal que une dois amantes.Importancia alguma em como termina ou começa.Concupiscencia que nos entranha vorazmente nos consome.Qual o significado do "castelo de cartas"?

Edificar um castelo de cartas é algo que exige calma,paciencia,um trabalho de construção que se abala facilmente.Perseverar é preciso.

Ha de se dizer tambem do significado visto em baralhos.Um exemplo:


Cartas de ouros

Ás: Sucesso, êxito

2: noivado, compromisso

3: amigos, colegas

4: casa, lar

5: proposta, convite

6: diversão, festas

7: rever alguém, visita

8: pensamento

9: apoio, ajuda

10: novidades, boas notícias

J: rapaz bom

Q: a consulente

K: homem bom


Construir um castelo de cartas pode ter a ideia de estruturar seus sentimentos.

No matter how it ends,No matter how it starts,Care about your house of cards ,And I'll deal mine


Cuide dos seus sentimentos confusos,equilibre-os,edifique-os.Eu farei o mesmo.Pra que não exista o sentimento de amizade que une um casal,neste caso.Pra que exista apenas voluptuosidade.

Forget about your house of cards
And I'll deal mine
Fall off the table
Get swept under

Denial, Denial


Esqueça esse castelo de cartas.Prestes a sucumbir ao desejo de deixar fluir os sentimentos livremente.Mas não.Nao mostre o que sente.Esconda.recuse.


The infrastructure will collapse

From vaulted spikes


Se é uma canção que fala sobre amantes,aqui mostra-se a estrutura entrelaçada como sendo a união matrimonial.Ela irá ruir.Muitas pessoas acreditam em casamento,em amor e coisa e tal.Prefiro me abster.Acredito em Schopenhauer.Em Nietzsche.Ha apenas essa comichão por perpetuar a especie e é essa a engrenagem que move nossa civilização cheia de simbologias.


Throw your keys in the bowl baby

Kiss your husband good night


Estariam aqui cedendo ao romance?Jogue fora suas chaves como ato de rompimento,como libertação.Beije seu marido como uma despedida.Um ultimo beijo,como se estivesse abandonando o lar insosso pra viver no universo incerto de um sentimento que não se reconhece.Como escreveu Oscar Wilde no maravilhoso O retrato de Dorian Gray :
"Existiam pecados cujo fascinio era maior pela recordação do que pelo ato em si mesmo;estranhos triunfos que satisfazem o orgulho mais do que as paixões e que davam a inteligencia uma viva alegria,mais do que aquela que os sentidos proporcionavam ou podiam proporcionar."


Forget about your house of cards

And I'll deal mine


Esqueça sobre ordenar seus sentimentos,de mante-los aprisionados e seguindo uma regra.farei o mesmo.Deixemo-nos levar por eles.Cedendo a tentação de apaixonar-se.O desejo da carne cegando.Estariamos engendrando emoções que não existem,paliativos para uma vida sem graça de matrimonio?


Denial, Denial

Your ears should be burning


Recuse!Não podemos ceder.Jamais.Sejamos sensatos.Suas orelhas devem estar queimando,por culpa,por vergonha.Recuse.Que sejam amantes de corpo somente.E que seja infinito enquanto dure.



Nenhum comentário: