terça-feira, 13 de maio de 2008

Lei Áurea


No dia 13 de maio de 1888 é sancionada a Lei Áurea,abolindo a escravidão no Brasil.

Declara extinta a escravidão no Brasil:

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente.
Rodrigo Augusto da Silva
Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sancionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara. Para Vossa Alteza Imperial ver. Chancelaria-mor do Império.- Antônio Ferreira Viana.
*mas nós sabemos que a escravidão ainda existe...não falo da escravidão a qual nos sujeitamos,cujo salario é apenas simbolico.Claro que não sofremos torturas fisicas como chibatadas ou sermos privados de comida.Mas passamos tempo demais desempenhando uma função que muitas vezes nem gostamos.Isso é tortura psicologica.Alguem pode ser um metalurgico,por exemplo,e amar o que faz(tem muita gente que despreza essa area de trabalho).Ser feliz por se sentir util,por dar conta das responsabilidades jogadas sobre si,pelos amigos que conquistou na empresa,quem sabe.Não ha problema nenhum nisso,obviamente.Adoram o que fazem,o ambiente social em que vivem e tal.Sendo assim seu emprego não é seu martirio.Bom pra eles.
Porem conheço muita gente bem sucedida que odeia o que faz,que fala do emprego como se falasse da morte.Talvez porque aja muita cobrança sobre nós,muita dedicação a coisas que não são realmente importantes para nosso crescimento como seres humanos.
Sou a favor de menos tempo no trabalho.O dia tem apenas 24 hrs e passamos 8 destas trabalhando,as vezes ate mais.Outras 8 dormindo(ha quem durma ate 10 hrs).Sobram entao apenas mais 8 horas das quais muitas vezes são ocupadas em salas de aula.Isso é um tipo de escravidão.
Mas quando falei no inicio sobre a existencia dela,era a respeito de mulheres,homens e crianças que sofrem em paises pobres,trabalhando 12 horas ou mais em condições precarias,desumanas.Muitas vezes essas pessoas são contrabandeadas como mercadorias.Algumas vezes temos notícias de que em certas fazendas de regiões remotas do país, pessoas inescrupulosas e desonestas contratam trabalhadores sem qualificação, que são mantidas em trabalhos forçados, sob vigilância armada, em troca de comida e vivendo em condições desumanas. Isso é crime.

Nenhum comentário: