quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um olhar sobre Pyramid Song...


I jumped in the river and what did I see?

black-eyed angels swimming with me

a moon full of stars and astral cars

all the figures i used to see

all my lovers were there with me

all my past and futures

and we all went to heaven in a little row boat

there was nothing to fear and nothing to doubt


Devo dizer que é uma interpretação subjetiva e q não ha verdade nenhuma nela a nao ser minha propria.


A agua é considerada um condutor universal.Nós mesmos somos 70% constituidos dela.Assim como 71% de toda superficie do planeta.Ingrediente essencial da vida.É considerada purificadora na maioria das religiões(hinduismo,cristianismo,judaismo,islamismo,xintoismo e wicca).Remete do mesmo modo à idéia de renovação e de perenidade. Na Bíblia, por exemplo, representa a vida espiritual e o Espírito oferecidos pelo Pai aos homens por meio de seu filho. Foi na agua que,ha cerca de 4 bilhões de anos,surgiu a vida.
Existem praticantes de meditação na agua(morna,diga-se de passagem),para uma total perda de noção de tempo e espaço,tambem para que traga uma especie de "felicidade do utero".
A existencia anterior as preocupações.Um caminho para reflexão e auto-conhecimento.
Não ocorre uma relação mitica no que diz respeito a dependermos da agua,indubitavel.

O fato da letra dizer que: "pulei num rio e o que eu vi" ; me passa a impressão de alguem que esta a beira da morte,talvez num coma.Sendo assim a pessoa teria revivido a lembrança da epoca uterina(o fato de mergulhar num rio).A agua seria uma expecie de condutor natural da condição de vivo para a de não existencia,assim como foi ja foi uma vez o inverso.
E é ai,no coma, que a mente libera toda sua simbologia."Anjos que nadam comigo e uma lua cheia de estrelas e carros astrais".
Na mitologia grega, para chegar a Hades (terra dos mortos) as almas pegam a balsa de Caronte para atravessar o rio Aqueronte (das dores).

Venerada como divindade entre antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Por mudar sua forma de aparecer no céu, ou seja, por atravessar fases,na simbologia,a lua é tambem um simbolo de inconstância.Tem tambem enorme influencia na magia e ocultismo.A letra da canção nao deixa transparecer o sexo do interlocutor.Seria a lua em questão um de seus amores e as estrelas o simbolo de todas as virtudes que brilham nela?Ou seria essa a confirmação da vida do "personagem" esvaindo-se?
A lua como deusa da transição. Responsavel pelas marés, pela condução do barco que leva as almas para a terra dos mortos.Ambiguidade.Ponto para Thom Yorke mais uma vez.

A biblia é repleta de citações de anjos.Não podemos negar que ha por parte de muitos uma forte crença na existencia deles.

all the figures i used to see, all my lovers were there with me, all my past and futures...

Aqui o desejo de tudo o que o/a acompanha(ou esteve ao seu lado)se mantenha ali naquele momento.Pessoas que amou(o amor em suas variadas formas),as coisas que viu(lembranças?),o passado e o futuro(ou as esperanças depositadas nele).Coisas essas que vemos citadas deveras asim:
"...foi como se tivesse visto passar o filme de minha vida perante mim."

and we all went to heaven in a little row boat

Fica bem claro aqui uma especie de transição para o "outro lado".Uma viagem feita no caso num pequeno barco.Sendo essa uma demostração de humildade na trajetoria final,do completo desapego as coisas do mundo?Quiçá.
O rio Estige ou Styx é o rio da imortalidade ,um dos rios de Hades. Na primeira parte (o inferno) da Divina Comédia de Dante Alighieri, o rio Estige é um pântano e se encontra no 5°Círculo do inferno, onde ficam os acusados de ira, inveja e soberba, batendo e se torturando.

there was nothing to fear and nothing to doubt

Na vida pos morte não ha nada mais que se temer.Não existe mais a confusa proliferação de sensações.Encontrar a paz espiritual. Refuto assim a ideia do inferno de Dante a qual imaginei.
Quiçá possa ser esta letra realmente apenas a ideia vinda de um sonho(como disse Thom),mas que revela uma certa simbologia de morte e catarse.Mensagens oniricas.A experiencia do coma e a travessia para o "outro lado".Pelo menos pra mim,ficou essa impressão.

Nenhum comentário: