quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Download: Fuhrer Ex (legendado)


CRÍTICA - FÜHRER EX é o tipo de filme que ninguém notou na locadora. 1° porque é alemão, 2° porque fala de uma Alemanha da década de 80, quando um muro dividia os socialistas dos capitalistas e tal tema é atrativo para poucos e 3° pela falta de divulgação. Eu por exemplo nunca havia ouvido ou lido a respeito.
Entre um Woody Allen e uma atriz oscarizada inclui o alemão na lista dos dvd's que aluguei na última visita a locadora. Até porque nenhum dos 3 motivos citados acima me é empecilho.
O filme é sobre a experiência de dois amigos - Tommy e Heiko - numa Alemanha - ainda - separatista e o encontro inevitável deles com a violência que permeava tais tempos.Em 1986, dois jovens ociosos, descontentes e de famílias desestruturadas ( um deles não tem nenhum familiar e o outro apenas a mãe)vagam pela Alemanha socialista e sonham com uma viagem a Austrália. Sonham com o capitalismo, a competição, anseiam vencer e mudar o rumo de suas histórias.
Permitindo algumas alusões a ritos de passagens como a 1° desilusão amorosa, o foco do filme é a ideologia dos meninos e tal intenção ressalta quando um deles passa um período na cadeia.
Em épocas protagonizadas pelo PCC ( Primeiro Comando da Capital), violência gratuita, facções dentro da cadeia, sistema penitenciário falido e pelos meninos "falcões" de MV Bill, o filme não surpreende e soa como déjà vu.
Mas isso não desmerece tal produção - indicada ao Leão de Ouro em Veneza. O filme poderia ser mais enxuto, menos cuidadoso com o tema e mais audacioso.Indicado para maiores de 16 anos, a história é pertinente porque nos mostra mais uma vez , o que faz a falta de oportunidades na vida de um jovem.
Quando a relação dos amigos começa a rachar - algo que lembra o brasileiro "Quase dois irmãos" - o filme mostra a que veio.Um bom filme que nunca passará na sessão da tarde. Então quando tiver com disposição para o tema alugue-o. Nunca é desnecessário o confronto com a fragilidade da psique do ser humano.




http://rapidshare.com/files/265657453/Fuhrer.Ex.part1.rar

http://rapidshare.com/files/265656921/Fuhrer.Ex.part2.rar

http://rapidshare.com/files/265656830/Fuhrer.Ex.part3.rar

http://rapidshare.com/files/265654263/Fuhrer.Ex.part4.rar